Comunicado de Encerramento do Ano Letivo

Assinalamos hoje o encerramento das atividades deste ano letivo que ficará para sempre registado nas memórias de todos.

Os imponderáveis e inexplicáveis desígnios da vida não nos permitiram assinalar com o merecido relevo o fim de ciclo dos alunos que cumpriram mais uma etapa do seu percurso escolar. No entanto, terminamos este ano com alegria, convicção de dever cumprido e motivação para preparar um regresso à escola tão profundamente desejado por todos.

O Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto agradece a todos aqueles que tornaram possível que a escola continuasse a desempenhar a sua missão, apesar dos constrangimentos impostos no contexto em que vivemos nos últimos meses:

Aos nossos alunos e crianças, que desenvolveram a resiliência necessária para enfrentar uma nova rotina no confinamento a que foram sujeitos. Sem a responsabilidade, empenho e autonomia que demonstraram, as aprendizagens e competências desenvolvidas não teriam sido possíveis.

Aos pais e encarregados de educação, que abriram as suas casas à escola e com muito esforço geriram de forma ímpar o acompanhamento e apoio prestados aos educandos em todas as tarefas escolares. Sem o apoio incondicional das famílias, o processo de ensino não teria sido concretizado.

Aos docentes, educadoras e professores, que não desistiram e que souberam adaptar-se a uma nova realidade tão súbita e exigente. Sem a abnegação demonstrada na exploração das suas competências, não teriam encontrado, no seu enorme potencial, as respostas mais adequadas às inúmeras especificidades de todos e de cada um dos seus alunos.

A todos os assistentes operacionais, técnicos e técnico-pedagógicos que exercem funções nesta instituição e que mantiveram os estabelecimentos escolares nas condições de segurança e higiene exigidas. Sem o seu comprometimento individual e coletivo, não teria sido possível prestar os serviços com o brio e profissionalismo demonstrados.

A toda a comunidade educativa e, em particular, aos nossos parceiros institucionais com quem partilhamos projetos e ações. Sem o seu apoio incondicional, neste período conturbado, não teríamos conseguido responder aos desafios que o Ensino à Distância nos foi colocando.

Estamos, assim, conscientes que os sucessos alcançados apesar dos momentos difíceis que atravessamos são o resultado dos laços que fomos criando em tempos de acalmia e que decorreram do trabalho colaborativo implementado, da cooperação entre todos os intervenientes e de um sentido de identidade em torno da missão que nos agrega.

Desejamos a todos o descanso merecido, continuando unidos na preparação do regresso de um novo ano letivo numa escola que assume a mudança, a renovação e a inovação como estratégia contínua na valorização do serviço de educação que presta.

 

Celorico de Basto, 26 de junho de 2020

Eduarda Alves

Diretora do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto

Tags :