Comunicado aos Pais e EE – Encerramento do ano 2019-2020 e Preparação do ano 2020-2021

Exmo.(a) Encarregado(a) de Educação

 

Reiteramos o agradecimento por toda a colaboração prestada no processo de ensino a distância (E@D), reconhecendo a importância do vosso acompanhamento nas tarefas escolares do vosso educando.

Relativamente ao encerramento e à preparação do próximo ano letivo, convém informar o seguinte:

 

Ponto 1 – AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS

 

O resultado da avaliação sumativa do 3.º período será publicado até às 9h00 do dia 2 de julho, apenas na plataforma INOVAR CONSULTA. A ficha de informação também poderá ser consultada na mesma plataforma (INOVAR CONSULTA). O GAT (professor titular/diretor de turma) agendará encontros presenciais para formalização de outra documentação necessária ao processo avaliativo, apenas nos casos necessários.

 

 

Ponto 2 – INSCRIÇÃO EM EXAMES FINAIS NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (1.ª FASE)

 

Relembra-se que o prazo de inscrição na 1.ª fase de alunos sem aprovação, que pretendem concluir disciplinas cujo ano terminal frequentaram, decorre “nos dois dias úteis seguintes ao da afixação das pautas de avaliação sumativa final do 3.º período letivo”.

 

 

Ponto 3 – MATRÍCULAS E RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS

 

Nos dias 3, 6 e 7 de julho, decorrerá o processo de renovação de matrícula e matrícula para todos os alunos do 2.º ao 11º ano de escolaridade. A partir deste ano letivo este processo decorre no Portal das Matrículas cujo acesso é https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/.

Antes de iniciar o processo de matrícula/renovação aconselha-se que visione o vídeo publicado pelo Ministério da Educação (https://youtu.be/egd6oNPsuUk). Também pode consultar o manual de utilização (https://docescolas.dgeec.mec.pt/index.php/s/cbJpHsyKMQx8DN7) ou as FAQ, questões frequentes com vários esclarecimentos (https://www.dgeste.mec.pt/wp-content/uploads/2020/05/FAQS_MATRICULAS_2021.pdf).

Os encarregados de educação que tiverem dificuldades em efetivar a matrícula online poderão fazê-lo presencialmente, nos dias 3, 6 e 7 de julho, na Escola Sede e das Escolas Básicas da Gandarela e da Mota, dirigindo-se aos serviços administrativos, devendo proceder de acordo com as normas de acesso aos serviços em vigor.

Devido ao elevado número de alunos do nosso Agrupamento, é aconselhável que a matrícula presencial seja apenas a última opção, evitando ajuntamentos e possíveis esperas prolongadas.

Todos os encarregados de educação e alunos que decidam dirigir-se à escola devem utilizar máscara e serem portadores dos cartões de cidadão (de ambos, encarregado de educação e aluno).

 

 

Ponto 4 – DEVOLUÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES

 

No âmbito do programa nacional de entrega gratuita de manuais escolares, devem os encarregados de educação, EXCETO os do 1.º ciclo, dirigirem-se às escolas nos calendários a divulgar pelos diretores de turma, entre os dias 3 e 10 de julho, para a devolução dos mesmos.

Os manuais devem ser entregues nas condições definidas no empréstimo (com todos os registos de escrita apagados).

Pede-se que verifiquem as condições de entrega dos manuais em casa.

Na escola não será possível apagar manuais.

Os encarregados de educação são responsáveis pelo estado de conservação dos manuais utilizados pelo seu educando.

A não devolução retira o direito a empréstimo de novos manuais para o ano letivo seguinte.

 

 

Ponto 5 – CONTA INSTITUCIONAL MICROSOFT

 

Este ano letivo foram criadas contas de e-mail institucional para todos os alunos.

São e-mails que devem ser utilizados APENAS em contexto escolar/académico.

O acesso e gestão da conta de e-mail é da responsabilidade do encarregado de educação.

Os encarregados de educação dos alunos que não renovem matrícula nas escolas deste Agrupamento para o ano letivo 2020/21 devem limpar o conteúdo da conta institucional até ao dia 31 de agosto. Após essa data, as contas desses alunos serão bloqueadas.

 

 

Atenciosamente,

 

Celorico de Basto, 01 de julho de 2020

Eduarda Alves

Diretora do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto

Tags :