Comunicado n.º 2/2021

Exmo(a). Encarregado(a) de Educação

 

Reiteramos o agradecimento por toda a colaboração prestada no processo de ensino a distância (E@D), reconhecendo a importância do vosso acompanhamento nas tarefas escolares do vosso educando. O Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto agradece a todos aqueles que tornaram possível que a escola continuasse com a sua missão, apesar dos constrangimentos impostos novamente no contexto em que vivemos.

 

Relativamente ao encerramento do 2.º Período e à preparação do 3.º Período deste ano letivo, convém informar o seguinte:

 

Ponto 1 – AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS

O resultado da avaliação sumativa do 2.º período será publicado até quinta-feira, 1 de abril, apenas na plataforma INOVAR CONSULTA. A ficha de informação também poderá ser consultada na mesma plataforma (INOVAR CONSULTA). À semelhança do que aconteceu no momento anterior, o GAT (educador/ professor titular/ diretor de turma) agendará para o início de abril as assembleias de pais e encarregados de educação através da plataforma Teams. Apenas nos casos estritamente necessários, serão promovidos encontros presenciais para formalização de outra documentação necessária ao processo avaliativo.

 

 

Ponto 2 – REGRESSO AO REGIME PRESENCIAL

Como é do conhecimento público, estão previstos para 5 e 19 de abril os regressos ao ensino presencial de 2.º/3.º CEB e Ensino Secundário, respetivamente, desde que não se agrave o contexto epidemiológico atual. Com estes regressos, renovamos o apelo ao rigoroso cumprimento das normas em vigor, seja das disposições gerais impostas pelo estado de emergência, seja pelas normas específicas dos planos de contingência dos estabelecimentos deste Agrupamento. Contamos como sempre com o vosso apoio, de forma a continuarmos a mitigar a propagação deste vírus, não descurando a higienização regular das mãos, o distanciamento físico, sempre que possível, e o uso correto da máscara.

Na primeira semana do 3.º período, iniciar-se-á a distribuição de um novo kit de máscaras aos alunos, incluindo, neste momento, os do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

A circulação dentro dos recintos escolares deve privilegiar os circuitos traçados, pelo que solicitamos o vosso apoio para relembrar desta necessidade junto dos vossos educandos, bem como, do dever de se manterem tanto quanto possível circunscritos ao grupo-turma, evitando contactos desnecessários com terceiros e permanecendo nos espaços destinados nos períodos de recreio.

Relembramos que o consumo da refeição de almoço nas instalações escolares só é permitido nos espaços destinados para o efeito em cada escola estando todos os utentes obrigados ao cumprimento das regras de utilização das cantinas. A refeição deve ser tomada individualmente, mantendo o distanciamento exigido, sem partilha de consumíveis e/ou objetos e demorando o menor tempo possível. A aquisição de senhas de refeição deve acautelar a máxima antecedência possível. Manter-se-á também o serviço de bar/bufete em regime de take-away.

Enquanto perdurar o Estado de Emergência, continua em vigor a obrigatoriedade de evacuar os espaços escolares após o último toque. Apenas será permitida a permanência nos recintos escolares após este período, até à hora de fecho de cada estabelecimento, a alunos que aguardam transporte. Também a utilização do pavilhão desportivo será exclusiva para atividades escolares que decorram dentro do horário escolar. Todas as atividades não letivas, que possam ser agendadas para além deste período em cada estabelecimento, devem decorrer em regime à distância. Estas medidas visam reforçar o cumprimento do recolher obrigatório, enquanto perdure, a que todos continuamos a estar sujeitos.

 

Na evidência que compreenderão a necessidade, de mais uma vez, apelarmos para a aplicação efetiva destas medidas e na certeza que todos vão colaborar, agradeço desde já o vosso contributo em prol de uma escola que cumpre a sua missão educativa, sem comprometer segurança sanitária dos seus utilizadores.

Enviando ainda votos de uma Páscoa Feliz, com os melhores cumprimentos.

 

Celorico de Basto, 29 de março de 2021

A Diretora do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto

Eduarda Alves

Tags :