A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Dia do Agrupamento 2020

22/Abril

O Poder da Comunicação

(em atualização)

João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação: «Queria desejar-vos um feliz Dia do Agrupamento! O tema do “Poder da Comunicação” é muito bem escolhido neste momento que atravessamos. Já sabíamos que a boa comunicação é a melhor forma de expressar o que queremos, de ler o outro. Comunicamos com a fala, com o gesto, com o olhar. Sou linguista e, por isso, não posso deixar de salientar o poder da fala. Ir ao médico e conseguir explicar bem os nossos sintomas ajuda na descoberta da cura. Escrever uma boa exposição, com boas formas de argumentação, garante-nos que, por exemplo, uma reclamação que fazemos seja atendida. No momento que vivemos temos saudades da comunicação em todas as suas formas. Um abraço comunica o que sentimos e agora não os podemos dar. E, por isso, inventamos novas forma de comunicar. O zoom, o teams e outras tantas plataformas – e palavras! – que não conhecíamos entraram de repente no nosso vocabulário diário. E fazemo-lo para não perdermos este poder. E percebemos como as regras de comunicação se tornam ainda mais importantes. Das várias destaco a cortesia e respeito. Comunicar por escrito não permite corrigir. Comunicar à distância tem regras de tomada de palavra. E por isso precisamos de delicadeza nestas relações. E pensar que a palavra certa pode transformar o dia do outro num dia muito melhor. A comunicação dá-nos essa poder – ajudar os outros. Também o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto tem esse poder e capacidade: contribuir para o bem-estar de toda a comunidade. E só por isso já vale muito estarmos ligados a celebrar este dia! Um abraço para todos.»

João Varejão, Presidente do Conselho Geral «Este ano assinalamos o Dia do Agrupamento com um tema verdadeiramente impactante, “O Poder da Comunicação”. A liderança de cada um tem permitido ajudar a fazer a diferença e o “poder da comunicação” atingiu uma significância extrema por todos os que diariamente continuam a valorizar o ensino e a aprendizagem no nosso Agrupamento. Destaco neste âmbito, a dedicação extraordinária que todos têm tido desde o início desta Pandemia. Reforço o investimento na partilha, na ajuda, no serviço comunitário, bem como na recolha de informação necessária para que os nossos alunos e comunidade, continuem a garantir a igualdade de oportunidades no acesso à Educação. Fiquem bem. Até Breve. Feliz dia do Agrupamento.»

Carlos Rui Abreu, Jornalista « Comunicar é algo intrínseco ao ser humano. Não é possível idealizarmos uma forma de vida em sociedade sem comunicar, seja de que forma for. Desde o nascimento que comunicamos, seja para dizer que temos fome ou sono. Depois, à medida que vamos avançando no nosso estádio de desenvolvimento, vamos aperfeiçoando as formas de comunicar. Também no mundo as formas de comunicar foram sofrendo mutações e a comunicação à distância foi sofrendo avanços desde os sinais de fumo até à era digital que vivemos. E eis-nos aqui chegados a este momento em que temos inúmeras ferramentas de comunicação à nossa disposição e estamos a reinventar as suas utilidades. No meio escolar foi preciso um trabalho de contra-relógio para se passar de uma comunicação presencial para uma comunicação à distância. Esse contacto directo tão característico na relação aluno/professor tem de ser diferente mas, atenção, não tem de ser pior. É aqui que entra a nossa capacidade de comunicar, o tal poder da comunicação que hoje, como nos primórdios da civilização, ajuda a derrubar barreiras e a criar pontes. É fundamental neste momento que haja uma comunicação eficaz entre os alunos e os professores. Uma comunicação que não deve ir só num sentido, o do professor-aluno mas também no sentido inverso, aluno-professor. A profissão de jornalista, que desempenho há mais de duas décadas essencialmente em dois meios, rádio e imprensa escrita, trouxe-me uma noção perfeita da necessidade que todos temos de saber ouvir com atenção, falar nos momentos certos, questionar, pôr em causa um determinado ponto de vista contrário ao nosso mas saber fundamentá-lo e aceitar a diferença de opinião. Na escola estes aspectos que atrás referi são também essenciais para uma comunicação assertiva, que seja a contento de todos e que vá ao encontro do desejo comum de toda essa comunidade: o sucesso escolar dos alunos. Com este confinamento a que estamos votados estamos a dar muito valor a outras formas de comunicação, as tais da era digital, mas não esqueçamos nunca que na nossa essência de seres humanos é fundamental a comunicação presencial, a palavra dita olhos nos olhos que em breve todos poderemos soletrar. Até lá foquem-se nas ferramentas que têm ao dispor e, todos juntos, alunos e professores dêem o melhor de vós para comunicarem bem, a bem do vosso futuro. Talvez um dia possa estar na vossa escola a falar de comunicação social, olhos nos olhos, como gosto. Para já, neste dia do Agrupamento, fica esta mensagem digital com um forte desejo que tudo vos corra pelo melhor. Coragem.»

Joaquim Barreto, Deputado na Assembleia da República «Neste singular abril que vivemos e confinados que estamos no espaço e na ação, quero felicitar o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto pela forma inovadora e inclusiva como assinala hoje, dia 22 de abril, o Dia do Agrupamento. Sob o tema «Poder da Comunicação» e recorrendo às novas tecnologias, o Agrupamento Celoricense soube adaptar-se e manter o contacto entre professores, alunos e demais comunidade educativa. Se a ‘necessidade faz o engenho’, a escola sabe fazer e ir além da tecnologia, reinventando-se, ajustando-se e dando respostas às crianças e jovens que frequentam os diferentes graus de ensino. Neste tempo difícil que vivemos, “ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar” e por isso felicito todos na pessoa da diretora do Agrupamento, Eduarda Alves, pelo excelente trabalho coletivo realizado, desejando muito sucesso e saúde para professores, alunos, encarregados de educação e demais comunidade. Parabéns. Um abraço amigo.»

 

Leonor Castro, Poetisa e professora de português «Parabéns, Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto! Neste ano, de forma especialmente importante, celebramos o poder da Comunicação. E fazemo-lo, estou certa, dando o melhor de nós, reinventando modos de Comunicar, diversificando os canais, para que a mensagem percorra e cumpra o seu propósito: una pontos, mantenha o contacto, navegue “de”, “por” e “até”! No período que atravessamos, recordo frequentemente Exupéry, pelo muito trabalho que está a ser feito sem que se veja de modo imediato e evidente, mas seja percebido na sua essência e faça toda a diferença no produto final. Por isso, espero e acredito que, na era da tecnologia, saibamos continuar a comunicar e a chegar a todos com humanidade, na certeza de que “o essencial é invisível aos olhos. Só se vê bem com o coração”. Parabéns a todos!»

Maria José Santos, Presidente da Associação de Pais de Celorico de Basto e Arnoia «A nossa escola… é uma escola inclusiva, uma escola que vive plenamente a missão que lhe foi confiada, a missão de ensinar, de dar conhecimento, de criar cidadãos preparados para enfrentar o mundo e o futuro munidos com o conhecimento e sabedoria que serão, certamente, facilitadores no seu percurso de vida. Uma escola bonita como dizem as nossas crianças pelas suas características físicas e estruturais mas sobretudo pelas pessoas que a compõem e que lidam diariamente com as nossas crianças. Hoje celebramos o 2° aniversário do dia do (nosso) agrupamento! Embora vivido de uma forma diferente desejo os parabéns para toda a “família” que o compõe, com este pequeno texto de autor desconhecido: ” Desfrutar da aprendizagem que a escola nos fornece é tirar proveitos de um tesouro que nos será útil para o resto das nossas vidas”. Bem hajam!!!»

Paula Ribeiro, Presidente da Associação de Pais da EB de Fermil e JI de Canedo «Bela surpresa! Entrar no vosso e “nosso” site e, deparar-me com uma renovada e fresca transformação digital, remeteu-me imediatamente para a situação atual, que todos estamos a viver e questionei-me: a transformação digital deve acompanhar a educação digital, sendo esta uma oportunidade de inovação social? É manifestamente claro que sim, o poder atrativo da comunicação está presente nos “pequenos e grandes” detalhes! Assim nos identificamos, estes somos NÓS, prezamos pela persistência, pela força de entusiasmo, pela inovação, pela motivação diária, pela qualidade de ensino-aprendizagem! Juntos somos ESCOLA! Parabéns AGRCBT!»

Detalhes

Data:
22/Abril