Mês das Artes e da Sustentabilidade

A DECORRER

Modalidade de Educação/Ensino à Distância

 

PROVÉRBIOS DA MINHA TERRA

Neste mês, iniciamos uma recolha de provérbios, da tradição popular (dos mais antigos, típicos da sua freguesia/localidade, dos territórios de Celorico de Basto, do Minho, do Tâmega, de Portugal).
Disponibilizamos um formulário para os proponentes poderem aceder ao link várias vezes para registar os diferentes provérbios, um de cada vez, com o respetivo significado.
Repositório em: https://padlet.com/agrceloricodebasto/rmpxuhbyry6k7eds

FELICIDADES DIANTE DA MINHA JANELA – ABRIR

 

Inspirado no poema de Cecília Meireles “A arte de ser feliz”
“(…) Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz. Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.”

PROPOSTAS DE EXPERIÊNCIAS

 

Propostas Diárias

Sugestão #10 – Sabia que a Camélia era a flor preferida da famosa estilista Coco Chanel? Veja como a Camélia faz parte da história de como Chanel revolucionou a Moda e a Joalharia (aqui) e saiba a importância da Camélia Alba Plena na Cosmética desta marca (aqui)
Sugestão #9 – A Torre e o Museu dos Clérigos em 8 puzzles online (aqui)
Sugestão #8 – Concerto dos Clérigos – JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750), Suite Inglesa N. 4 em Fá maior, BWV 809
Sugestão #7 – A série da Humanidade (Concerto comentado) Coro Carlos Seixas da Casa do Pessoal do Município de Coimbra, integrado na Semana Cultural da Universidade de Coimbra
Nas palavras de Eduardo Lourenço: “Penso que, de todas as artes, a que revela o que a Humanidade é de mais profundo e absoluto é a música”. Porém, nos dias que correm, a música é um mero adorno e está cada vez mais desligada das suas funções “rituais”. Partindo da cultura helenística e da sua tríade «poesia, dança e música», e tendo como guia a interpretação humanista da série pitagórica dos harmónicos, este concerto comentado procurará reencontrar a Humanidade presente na música (aqui)
Sugestão #6 – PUZZLE “Retrato de Menina”, Raimundo Madrazzo, 1875, Óleo sobre madeira, Museu Nacional Grão Vasco (aqui)
Sugestão #5 – As dificuldades e os desafios de se ser Mulher no mundo da Arte. ‘As Mulheres na Arte’, neste dia 8, às 20:10 em estreia na RTP2, a celebrar o Dia Internacional da Mulher.
Sugestão #3 – performance, artes circenses, para todos, disponível, Cirque du Soleil (aqui)
Sugestão #2 – música e dança, para todos, 03 de março, 21h00, Casa da Música LIVE
Sugestão #1 – música, para todos, 02 de março, 19h00, Concerto, Orquestra Gulbenkian, LIVE Youtube

Propostas para os Fins de Semana

 

Sugestão para o fim de semana (20 e 21 de março)

Para este fim de semana sugerimos a Leitura e exploração do Caderno Digital sobre Celorico de Basto em https://pdcp.pt/livro/celorico

Sugestão para o fim de semana (13 e 14 de março)

Sugestão para o fim de semana: O universo de Almada Negreiros é o ponto de partida para mais uma atividade do Serviço de Educação do MNAA, dirigida às crianças e famílias. A partir da exposição “Almada Negreiros e os Painéis de São Vicente” e através de vários exercícios de desenho e de construção em papel, vamos conhecer melhor um dos maiores vultos do Modernismo em Portugal, e a descobrir a sua relação com a maior obra da pintura portuguesa, os Painéis de São Vicente, atribuídos a Nuno Gonçalves. Vamos dar asas à imaginação através da geometria? (aqui)

Sugestão #4 -para o fim de semana (5 e 6 de março)

Sugestão #4 -para o fim de semana: dois concertos da Casa da Música – para as crianças e para todos

 

Tags :