Matrículas e Renovações de Matrículas para 2020-2021

Todas as informações em portaldasmatriculas.edu.gov.pt

Os registos de primeira matrícula, renovações de matrícula e pedidos de transferência de escola para a educação pré-escolar e matrícula no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico decorrem de 4 de maio a 30 de junho.

Os registos de matrícula nos outros anos iniciais de ciclo 5º, 7º e 10º anos de escolaridade, as renovações de matrícula e os pedidos de transferência de escola nos 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário decorrem a partir de 26 de junho.

O pedido de matrícula deve ser apresentado, pelos encarregados de educação, preferencialmente via internet, no Portal das Matrículas – disponível em portaldasmatriculas.edu.gov.pt –, com uma linha direta de apoio e recurso à autenticação através do cartão de cidadão, mas também da chave móvel digital ou das credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

A aplicação permite realizar a primeira matrícula na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, o registo de renovação de matrícula e o pedido de transferência de escola dos alunos na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário nas várias modalidades de ensino destinadas a jovens.

O registo no Portal das Matrículas permite uma maior segurança e celeridade no processo de submissão de matrícula, evitando a redundância de entrega de informação.

Incentivamos que os Encarregados de Educação efetuem os próprios pedidos de matrícula e/ou renovação de matrícula online, de forma aos serviços escolares ficarem, por um lado, com os dados devidamente atualizados e validados e, por outro, para evitar deslocações desnecessárias aos serviços, no contexto da situação pandémica atual.

 

Informamos que os serviços escolares estão, desde este 4 de maio de 2020, disponíveis para apoiar os Encarregados de Educação que não possuam meios informáticos e/ou não o consigam autonomamente preencher e submeter o seu processo de matrícula ou renovação de matrícula.

 

O atendimento presencial nos serviços administrativos está disponível na Escola Sede (Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto) e nas Escolas Básicas de Gandarela e da Mota entre as 9h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 16h00, devendo cumprir-se as regras de proteção social e individual em vigor, nomeadamente o uso obrigatório de máscara dentro do recinto escolar e higienização das mãos. Os atendimentos devem, sempre que possível ser agendados previamente, de modo evitar aglomerações. O público deve aguardar a sua vez fora do recinto escolar, garantindo-se o espaçamento recomendado (1 a 2 metros), entrando apenas o número de pessoas permitido pelos serviços.

 

Contactos:

Escola Sede – telefone: 255320260

Escola Básica de Gandarela – telefone: 253650200

Escola Básica da Mota – telefone: 255490700